Composição – A regra dos terços




Uma das decisões que só o fotógrafo pode tomar é onde se posicionar e pra onde apontar sua câmera. Mesmo que os avanços tecnológicos garantam exposição e focalização automáticas, é sempre você quem decide o que vai colocar no quadro, ou seja, qual vai ser a composição do seu enquadramento. Nest post você vai conferir algumas técnicas para tirar uma boa fotografia.

A regra dos terços

A maioria das pessoas coloca o motivo principal no centro do quadro, uma abordagem útil para mostrar harmonia e tranqüilidade na cena, ou enfatizar simetria. Entretanto, essa abordagem pode fazer a composição parecer elaborada demais.

composição equilibrada

Vale a pena colocar elementos-chave fora do centro. Isso produz uma foto de aparência mais dinâmica, obrigando quem vê a imagem a “caminhar” com o olhar pelo quadro.

motivo fora do centro gera imagem mais dinâmica: o olhar caminha pelo quadro.

Uma maneira simples de obter o correto equilíbrio de uma composição é usar a regra dos terços. Divide-se o quadro numa grade com nove retângulos iguais. Os pontos-chave são colocados nas intersecções das linhas.

Nessa imagem, o olhar e a boca da modelo estão em pontos de ouro do quadro

Dicas para uma boa composição

  • Em fotos de paisagem, um dos pontos-chave de foco é o horizonte. Faça a linha do horizonte coincidir com o primeiro terço do quadro para um bom equilíbrio.
  • Se o céu lhe parecer mais interessante, inverta a dica a cima e faça o céu ocupar dois terços da imagem.
  • Os motivos chave numa foto raramente ocupam um único ponto. Como num retrato, onde o rosto é a parte principal do motivo – podendo ser colocado de acordo com a regra dos terços. Em geral o restante do motivo se expande para além da grade, cuide para que o motivo não fique centralizado demais na tentativa de obter um equilíbrio correto.

Formato Raw ou JPEG?

Afinal, o que é esse formato RAW que as câmeras semi e profissionais oferecem? E qual a diferença dele pro tão comum JPEG?

Raw é o formato Bruto do sensor da sua câmera. Imagens nesse formato tëm uma gama maior de possibilidades na edição, como exposição, temperatura, cor, objetiva e até ruído – mas precisam de programas específicos que eu vou detalhar abaixo.

JPEG é um formato compactado, mais leve e por isso muito utilizado na internet. Entretanto, a compactação diminui a qualidade da imagem. Por isso não é indicado para imagens que vão sofrer muitas edições.

Editar RAW (UFraw)

UFraw é um plugin do software livre Gimp que permite editar RAW. Eu o uso por dois motivos: é leve e grátis. Você pode baixar a versão para Windows, Linux ou Macintosh aqui http://ufraw.sourceforge.net/Install.html

É importante lembrar que as edições feitas no arquivo RAW geram um novo arquivo em JPEG com as alterações, tornando o formato RAW uma espécie de original.

Existem outros softwares que editam Raw, o Camera Raw da Adobe é um dos mais conhecidos. Mas é um software pago e por isso tem uma série de implicações legais, ou seja, se você estiver passeando com seu notebook e a polícia federal pedir pra dar uma olhadinha é bom não ter a versão pirata do Photoshop. ;D