Enquadramento – Composição 3

Enquadrar é definir o espaço da realidade visível representado na imagem. Ou seja, é o recorte daquilo que você vê. Reenquadrar é o mesmo que redefinir esse recorte, é um recurso de edição muito usado para concentrar atenção em determinado motivo ou retirar da imagem elementos que desviem o olhar do que realmente importa. 

O enquadramento se concretiza nos chamados planos, são fundamentais para gerar significado na fotografia. Embora os nomes variem entre os autores, podemos considerar quatro tipos de planos, cada um com características próprias de expressão:

            Planos Gerais: são planos abertos, com função informativa. Servem, principalmente, para situar o observador, mostrando uma localização concreta. São usados para fotografar paisagens e eventos de massa. Também podem servir para fotografias em que o cenários se torna a “personagem” (como em fotos de arranha-céus).

Use lente grande angular para pegar planos gerais. A grande quantidade de elementos desse plano ajuda a informar o observador sobe o número geral dos participantes, quem é participante, quem é organizador, sobre o local e etc


            Plano de Conjunto: são planos gerais mais fechados, feitos dos pés a cabeça e, onde se distinguem os sujeitos da ação e a própria ação com facilidade e por inteiro.
A brincadeira, o número de lobinhos, as expressões se estão gostando ou não, quem é o pegador e quem é o corredor e até o tipo de terreno onde eles jogam pode ser identificado nessa imagem por conta do plano de conjunto, que também é bastante informativo.

            Plano Médio: planos médios são da cintura para cima e servem para relacionar os sujeitos/objetos fotográficos. Tenta trazer uma visão mais “objetiva” da cena real. Se for mais aberto pode ser considerado plano americano (do joelho à cabeça), muito útil para facilitar o reconhecimento dos personagens e ressaltar características (sejam roupas ou ações); se for mais fechado, pode ser considerado plano próximo (do cotovelo à cabeça).
           
A ação de dobrar a bandeira e os dois lobinhos que executam ação ficam destacados em relação ao demais elementos da cena. O plano médio gera atenção nos elementos em destaque da imagem principalmente porque eles ocupam grande parte do plano.


Grande Plano: os grande planos enfatizam particularidades ( um rosto, uma janela), são mais expressivos do que informativos. Quando mais fechados tornam-se “detalhes”, e por terem menos elementos do que os planos gerais são menos polissêmicos.
As expressões dos dois lobinhos em Grande Plano transfere a alegria dos dois amigos. Esse enquadramento gera mais expressão de emoções do que informações: não dá pra saber o que estão fazendo, mas dá pra saber que estão contentes.

Ainda existem os planos definidos pelos ângulos, mas vou fazer um segundo post pra esse não ficar muito grande. Qualquer dúvida é só postar nos comentários. Ah, quase esqueci, dá pra ver que esse post é especial pros meus amigos do Escotismo, né? Parabéns pros
Escoteiros do Brasil pelo centernário. Sempre alerta!

Objetos - Composição Fotográfica

Depois de aprender onde colocar o motivo no quadro é bom pensar quais motivos colocar, ou melhor, porque colocá-los ou não. Pra isso pense um pouco na fotográfica como linguagem; você usa fotografia pra se comunicar, expressar idéias e sentimentos assim como num texto escrito, certo? Pense em fotografia como um texto, todo texto tem elementos usados para gerar sentido. Na Linguagem fotográfica um elemento bastante comum é o chamado objeto.

Dentro do quadro da imagem existem vários objetos, cada um deles é um símbolo, ou seja, traz consigo significados. Esses significados unidos ajudam a gerar sentido pra sua composição.

Veja a imagem abaixo, foi tirada durante um buffet de comemoração, mas dificilmente outras pessoas além do fotógrafo e do fotografado saberiam disso porque a composição tem poucos objetos. A única coisa que dá pra notar é a expressão contente do recém formado.

Alegria pelo término de um ciclo

Agora observe a mesma imagem enquadrada para colocar um novo objeto. E pense no sentido gerado pelo novo elemento:

Beber pra comemorar!

A presença de determinados objetos na imagem pode alterar totalmente seu sentido e contribuem para significados conotativos na imagem. O balde de cerveja bem em frente ao fotografado pode transformar a expressão contente em aparência levemente embriagada, depende de quem lê a imagem ou de seu título/legenda.

Desta forma, ao compor uma imagem, pense bem quais os elementos tem a ver com a idéia que você quer passar com a foto. A intelectualidade de um escritor é melhor representada se ele estiver numa biblioteca, cercado de livros, sentado em frente a uma máquina de escrever, por exemplo.