8 dicas para fotografar mulheres




Fotografar mulheres é mais complicado do que parece, sejam modelos profissionais ou sua namorada, vizinha, amiga... Nesse post vou dar algumas dicas para facilitar o seu trabalho. Depois de algum tempo você vai notar que a máxima é verdadeira: anatomia é uma coisa que homem também tem, mas que fica muito melhor nas mulheres.

  1. Focalize os olhos: o olhar é relacionado com sensualidade e beleza, por isso, focalize bem os olhos da sua modelo para realçar a atenção.
  2. Use contra mergulho: já que os olhos merecem destaque, posicione sua câmera um pouco acima dos olhos da modelo. Assim eles vão parecer um pouco maiores e mais expressivos.
  3. Escolha o lado certo: o tal do “lado bom” realmente existe e é muito fácil de perceber – geralmente as pessoas repartem o cabelo para o lado mais bonito do rosto. Perceba isso e use a seu favor na hora de escolher o ângulo.
  4. Flash anti-rugas: Use o flash um pouco mais forte para esconder algumas marcas do rosto da modelo.
  5. Comunique-se: não seja um fotógrafo robô, converse com a modelo. Faça-a se sentir segura, isso torna as expressões mais reais. A relação de confiança entre fotógrafo e modelo é indispensável.
  6. Não toque: evite mexer na modelo para criar as poses, é melhor você pousar e pedir pra ela te copiar. Assim evitam-se aquelas poses mecânicas.
  7. Busque fotos cândidas: algumas das melhores fotografias são tiradas sem pose, em momentos cotidianos, espere um bom momento e dispare. Espere até as pessoas esquecerem da sua câmera.
  8. Pós-produção: editores de imagem sempre ajudam, apesar de não fazerem tudo. Serão muito úteis pra embelezar um pouco a imagem e apagar pequenas rugas ou espinhas. Mas não abuse, a boa foto sai boa direto da câmera.
Capte momentos: mantenha a camera sempre pronta pra pegar poses mais naturais

Sempre focalize nos olhos.

O foco de atenção no olhar ajuda a transmitir expressividade
Semi-flagrante: espere esquecerem da sua camera