Balanço de Branco (WB) Criativo

Como eu já expliquei no Temperatura das cores e WB  A maioria das câmeras digitais oferece um sistema manual de balanço de branco, permitindo que você determine a filtragem de balanço de branco tanto para corrigir cores quanto para obter resultados criativos.
Como já vimos, a regra de correção é bastante simples: use o balanço de branco ensolarado pra dias de sol, sombra pra dias nublados e por aí vai. Para criar efeitos criativos, basta contrariar a regra.


Na foto abaixo, usei o balanço de branco para “luz fluorescente” para obter mais cores em tons de azul. Nesse caso, a intenção é adquirir um resultado mais artístico:

Se colocasse o balanço de branco para “ensolarado”, as cores se tornariam mais próximas do real


Brilho Quente

Em alguns casos, o balanceamento “errado” dá um efeito melhor para a fotografia. É aceitável que uma igreja com iluminação artificial tenha tom amarelado, mesmo que isso não corresponda a realidade. As pessoas aceitam essas imagens porque já viram muitas fotografias com essa aparência (HEDGECOE 2006).
Em uma fotografia da luz de uma vela, por exemplo, o balanceamento correto (com filtros e WB) eliminaria os tons alaranjados.

Para aperfeiçoar a técnica, fotografe a mesma cena várias vezes e altere o balanço de branco a cada foto e veja os resultados.


Uso das diagonais


Além da regra dos terços, existem outros modos de transferir dinamismo à cena: usando as diagonais. Para isso, faça que as linhas (imaginárias ou não) corram em diagonal em relação às linhas que formam o quadro da foto. Além de conduzir o olhar, também pode ser utilizada pra acrescentar drama à cena.



O que torna as linhas diagonais poderosos na composição fotográfica é o modo como elas interagem com o quadro retangular da cena. O dinamismo da imagem vem do simples fato das linhas diagonais desafiarem as margens retas e paralelas do visor.

Nesta foto, os trilhos formam linhas que convergem até onde a visão alcança. O ponto para onde as linhas dos trilhos apontam é chamado ponto de fuga – e serve para causar a impressão de distância e a ilusão de espaço na fotografia. 


Direcionar o olhar
Além do foco no cachorro, seu olhar também é direcionado pelas linhas de perspectiva. Dessa forma, o motivo fica mais impactante.