Raw é o formato Bruto do sensor da sua câmera. Imagens nesse formato tëm uma gama maior de possibilidades na edição, como exposição, temperatura, cor, objetiva e até ruído – mas precisam de programas específicos que eu vou detalhar abaixo.
JPEG é um formato compactado, mais leve e por isso muito utilizado na internet. Entretanto, a compactação diminui a qualidade da imagem. Por isso não é indicado para imagens que vão sofrer muitas edições.
Editar RAW (UFraw)
UFraw é um plugin do software livre Gimp que permite editar RAW. Eu o uso por dois motivos: é leve e grátis. Você pode baixar a versão para Windows, Linux ou Macintosh aqui http://ufraw.sourceforge.net/Install.html
É importante lembrar que as edições feitas no arquivo RAW geram um novo arquivo em JPEG com as alterações, tornando o formato RAW uma espécie de original.
Existem outros softwares que editam Raw, o Camera Raw da Adobe é um dos mais conhecidos. Mas é um software pago e por isso tem uma série de implicações legais, ou seja, se você estiver passeando com seu notebook e a polícia federal pedir pra dar uma olhadinha é bom não ter a versão pirata do Photoshop. ;D
Nenhum comentário:
Postar um comentário