Temperatura das Cores e Balanço de Branco (White Balance)

Nosso olho tem a incrível capacidade de ver os motivos em suas cores reais em qualquer condição de luz. Mas na verdade, a variação de luz produz cores diferentes: as temperaturas das cores. O maior problema para fotógrafos é que o sensor digital não se ajusta como nosso cérebro, então temos que “dizer” a ele qual é a temperatura de cor usando um recurso chamado Balanço de Branco (WB).

A escala Kelvin

Na fotografia, a combinação de comprimentos de ondas com diferentes tipos de luz é descrita em termo de temperatura das cores. A temperatura da cor é medida em escala Kelvin, usada por cientistas, baseada na quantidade de luz emitida por metais quando aquecidos.

Se uma barra de metal é aquecida a 1.000 K, emite a mesma luz que uma vela. A 3.000 K, a barra aumenta o brilho visivelmente com uma intensidade de luz semelhante à lâmpada residencial, e a 6.000 K, a barra parece ter um brilho branco, fornecendo a mesma luz que o Flash da câmera.

fonte: O novo Manual da Fotografia, John Hedgecoe

Balanço de Branco

As câmeras digitais corrigem automaticamente as diferentes temperaturas de cor. Esse sistema mede a temperatura de cor da luz refletida pelo objeto. E ajusta os componentes verde, vermelho e azul do sinal do chip de imagem antes de gravá-la, de modo que a imagem apareça normal.

A maioria das câmeras digitais também oferece um sistema manual de balanço de branco, permitindo que você determine a filtragem de balanço de branco. Esse recurso é muito útil para obter efeitos criativos ou para corrigir pressupostos incorretos do sistema automático.

fonte: O novo Manual da Fotografia, John Hedgecoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário