Enquadramento – Composição 3

Enquadrar é definir o espaço da realidade visível representado na imagem. Ou seja, é o recorte daquilo que você vê. Reenquadrar é o mesmo que redefinir esse recorte, é um recurso de edição muito usado para concentrar atenção em determinado motivo ou retirar da imagem elementos que desviem o olhar do que realmente importa. 

O enquadramento se concretiza nos chamados planos, são fundamentais para gerar significado na fotografia. Embora os nomes variem entre os autores, podemos considerar quatro tipos de planos, cada um com características próprias de expressão:

            Planos Gerais: são planos abertos, com função informativa. Servem, principalmente, para situar o observador, mostrando uma localização concreta. São usados para fotografar paisagens e eventos de massa. Também podem servir para fotografias em que o cenários se torna a “personagem” (como em fotos de arranha-céus).

Use lente grande angular para pegar planos gerais. A grande quantidade de elementos desse plano ajuda a informar o observador sobe o número geral dos participantes, quem é participante, quem é organizador, sobre o local e etc


            Plano de Conjunto: são planos gerais mais fechados, feitos dos pés a cabeça e, onde se distinguem os sujeitos da ação e a própria ação com facilidade e por inteiro.
A brincadeira, o número de lobinhos, as expressões se estão gostando ou não, quem é o pegador e quem é o corredor e até o tipo de terreno onde eles jogam pode ser identificado nessa imagem por conta do plano de conjunto, que também é bastante informativo.

            Plano Médio: planos médios são da cintura para cima e servem para relacionar os sujeitos/objetos fotográficos. Tenta trazer uma visão mais “objetiva” da cena real. Se for mais aberto pode ser considerado plano americano (do joelho à cabeça), muito útil para facilitar o reconhecimento dos personagens e ressaltar características (sejam roupas ou ações); se for mais fechado, pode ser considerado plano próximo (do cotovelo à cabeça).
           
A ação de dobrar a bandeira e os dois lobinhos que executam ação ficam destacados em relação ao demais elementos da cena. O plano médio gera atenção nos elementos em destaque da imagem principalmente porque eles ocupam grande parte do plano.


Grande Plano: os grande planos enfatizam particularidades ( um rosto, uma janela), são mais expressivos do que informativos. Quando mais fechados tornam-se “detalhes”, e por terem menos elementos do que os planos gerais são menos polissêmicos.
As expressões dos dois lobinhos em Grande Plano transfere a alegria dos dois amigos. Esse enquadramento gera mais expressão de emoções do que informações: não dá pra saber o que estão fazendo, mas dá pra saber que estão contentes.

Ainda existem os planos definidos pelos ângulos, mas vou fazer um segundo post pra esse não ficar muito grande. Qualquer dúvida é só postar nos comentários. Ah, quase esqueci, dá pra ver que esse post é especial pros meus amigos do Escotismo, né? Parabéns pros
Escoteiros do Brasil pelo centernário. Sempre alerta!

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