Objetos - Composição Fotográfica

Depois de aprender onde colocar o motivo no quadro é bom pensar quais motivos colocar, ou melhor, porque colocá-los ou não. Pra isso pense um pouco na fotográfica como linguagem; você usa fotografia pra se comunicar, expressar idéias e sentimentos assim como num texto escrito, certo? Pense em fotografia como um texto, todo texto tem elementos usados para gerar sentido. Na Linguagem fotográfica um elemento bastante comum é o chamado objeto.

Dentro do quadro da imagem existem vários objetos, cada um deles é um símbolo, ou seja, traz consigo significados. Esses significados unidos ajudam a gerar sentido pra sua composição.

Veja a imagem abaixo, foi tirada durante um buffet de comemoração, mas dificilmente outras pessoas além do fotógrafo e do fotografado saberiam disso porque a composição tem poucos objetos. A única coisa que dá pra notar é a expressão contente do recém formado.

Alegria pelo término de um ciclo

Agora observe a mesma imagem enquadrada para colocar um novo objeto. E pense no sentido gerado pelo novo elemento:

Beber pra comemorar!

A presença de determinados objetos na imagem pode alterar totalmente seu sentido e contribuem para significados conotativos na imagem. O balde de cerveja bem em frente ao fotografado pode transformar a expressão contente em aparência levemente embriagada, depende de quem lê a imagem ou de seu título/legenda.

Desta forma, ao compor uma imagem, pense bem quais os elementos tem a ver com a idéia que você quer passar com a foto. A intelectualidade de um escritor é melhor representada se ele estiver numa biblioteca, cercado de livros, sentado em frente a uma máquina de escrever, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário