Efeitos da velocidade do obturador

Além de controlar quanto tempo o sensor fica exposto, a Velocidade do Obturador ainda é responsável por dar efeito de movimento ou congelado.

Congelar o movimento

Quanto menos tempo o obturador ficar aberto, menor será o movimento do motivo no quadro. Ou seja, caso você vá fotografar um carro em alta velocidade, deve usar velocidades mais rápidas do obturador.

Movimento e ação

Quanto menor for a velocidade do obturador, maior será a chance de capturar o movimento do motivo no quadro. Esse efeito transmite a ação do motivo, a imagem borrada sugere movimento. Abaixo da velocidade mínima de cada objetiva é garantia deste efeito.

4 Fatores importantes

  1. A velocidade real do motivo não indica a rapidez que será gerada na imagem capturada.
  2. Se o motivo estiver vindo em direção à câmera ou se afastando dela, a imagem vai mudar mais devagar do que se estivesse se movimentando ao longo do quadro, sendo necessária uma velocidade mais lenta do obturador para congelá-la.
  3. O movimento diagonal ao longo do quadro exige uma velocidade intermediária de obturador, entre rápida e lenta.
  4. Considere também o tamanho da imagem: o movimento de um avião perdendo-se no céu, visto menor que um pássaro, não parecerá tão nítido quanto o balaço de um papoula pela brisa suave bem em frente à objetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário