Objetivas e ângulo de visão

Entender como funcionam as objetivas é fundamental para criar fotos criativas. É uma das peças fundamentais para controlar sua câmera. Por isso, opte por câmeras com lentes intercambiáveis quando for adquirir sua primeira câmera.

A objetiva corresponde ao olho da câmera, tem várias funções na fotografia, mas controla essencialmente a parte da imagem que estará em foco – embora elementos a certa distância, em frente e atrás do objeto focado, acabem aparecendo aceitavelmente nítidos.

Outra característica importante é o ângulo de visão da sua objetiva, que define quanto do mundo em frente ao fotógrafo estará na imagem.


Ângulo de visão

As objetivas são dividas em três categorias principais dependendo do seu ângulo de visão:

Objetivas Padrão (50mm) – produz imagens semelhantes à que o olho humano vê (ignorando a visão periférica). Produz uma visão mais natural de um objeto do que qualquer outra.

Teleobjetivas (70mm) – têm ângulo de visão fechado e longa distância focal. Permite que você tire fotos de objetos compostos de forma compacta quando é impraticável aproximar-se mais. A visão não natural, fora de padrão, faz objetos que estão a diferentes distâncias pareceram mais próximos do que estão realmente. Por isso são tão utilizadas em retratos e em fotos da lua, por exemplo.

Grande-angulares(35mm-) - apresentam um ângulo de visão mais aberto do que de uma objetiva padrão. Causam bastante distorção na imagem, mas permitem captar partes maiores de uma cena do que com

Nenhum comentário:

Postar um comentário