Velocidades do obturador

A velocidade do obturador determina quanto tempo o sensor digital fica exposto à luz. Quanto mais luz o sensor receber, mais claro vai ficar. Ou seja, ambientes escuros, dias nublados e noites vão exigir velocidades baixas do obturados. Enquanto dias ensolarados e ambientes iluminados vão permitir velocidades rápidas do obturador. Certifique-se de manter a câmera firme quando usar baixas velocidades, o menor movimento pode comprometer a nitidez da imagem, produzindo imagens borradas.

Velocidades mínimas do obturador

Como regra geral, utilize uma velocidade de obturador mais rápida ou igual a um ponto acima da distância focal de objetiva que estiver usando em sua monoreflex. Isso vai garantir que sua imagem não fique tremida ou borrada.

Distância focal da objetiva utilizada

Velocidade do obturador com a câmera na mão

20 mm

1/30 seg.

28 mm

1/30 seg.

35 mm

1/30 seg.

50 mm

1/60 seg.

80 mm

1/90 seg.

135 mm

1/125 seg.

200 mm

1/225 seg.

400 mm

1/500 seg.


Melhorando a estabilidade

Algumas objetivas oferecem sistemas ópticos embutidos que servem para compensar o movimento da câmera, o famoso Estabilizer. Ele utiliza um sistema de estabilização de imagem com detectores que medem a quantidade de movimentos, essas informações controlam o elemento flutuante da objetiva, que poder ser movidos continuamente de modo que a imagem no sensor permaneça imóvel. A minha objetiva 50mm ES da Cânon, por exemplo, permite tirar fotos coma até dois pontos abaixo do recomendável.

Entretanto, a única forma de garantir imagens sem tremor usando baixas velocidades é com o uso do tripé. Apesar de monopés e grampos também serem úteis, os tripés são de longe os dispositivos mais utilizados. Mas escolha tripés mais pesados, para garantir a estabilidade, com pés ajustáveis e variedades de alturas.

4 comentários:

  1. Estou adorando o blog. Tudo explicado com uma linguagem bem simples, para aqueles, como eu, que não entendem praticamente nada sobre o assunto.
    Adorei o título do blog. Não vai salvar minha segunda, mas meu sábado, com certeza!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Caso tenha alguma dúvida é só postar nos comentários.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. O importante será sempre clareza nas colocações. Parabéns. Abraços

    ResponderExcluir