O que é exposição?

A quantidade de luz que atinge o plano da imagem é controlada de forma conjunta pelo obturador e pelo diafragma da câmera. A melhor analogia que já encontrei é a do mestre da fotografia John Hedgecoe:

A exposição se assemelha a encher um copo com água na torneira: se você abrir a torneira de modo que saia um filete de água ( usando uma pequena abertura), levará muito tempo para encher o copo (velocidade longa do obturador). Ao contrário, se você abrir a torneira até o máximo, o copo se encherá mais rapidamente (velocidade curta do obturador). O quanto você abrir a torneira vai afetar diretamente a velocidade com que o copo ficará cheiro. Do mesmo modo, a abertura e a velocidade do obturador não podem ser selecionadas separadamente.

Escolha a combinação correta:

O sensor digital (ou o copo) da sua câmera receberá a mesma quantidade de luz (água) se cada mudança de abertura do diafragma (o quanto a torneira é aberta) for acompanhada por uma correspondente mudança da velocidade do obturador (o tempo que se deixa a água escorres para o copo). A sequência de velocidades do obturador e auto-explicativa, mas os valores da abertura precisam ser aprendidos.

2 comentários:

  1. Com as torneirinhas dá pra perceber o quanto 1seg é MUITA coisa pra tirar uma foto!!

    ResponderExcluir
  2. Qual vai ser a diferença da foto da primeira torneira, pra foto da ultima torneira?
    Pq ambas estao em estados ideais, mas de modos diferentes. Uma com diafragma abertão com obturador rapidinho e outra com diafragma fechadinho com obturador lento.

    ResponderExcluir