Profundidade de Campo

A profundidade de campo serve para disfarçar ou suavizar os motivos no quadro, ou fazer uma fotografia ficar totalmente nítida. Também é responsável é a razão pela qual é mais fácil obter uma foto em foco com alguns motivos do que em outros. Alguns fotógrafos tentam aumentar a profundidade de campo ao máximo – como os integrantes do histórico Fotoclube f64. Enquanto alguns fotojornalistas preferem manter baixíssimas profundidades de campo, para destacar determinados motivos.

O que é profundidade de campo?

Você já leu o post focalização e sabe que uma objetiva só é capaz de focalizar uma distância focal de cada vez. Para ficar completamente nítida, a imagem precisa registrar pontos de luz que se refletem do motivo como pontos de luz no sensor digital ( ou filme fotográfico). Longe do plano de foco, os pontos de luz são registrados como “círculos de confusão”. Quanto maior forem os círculos, mais fora de foco a foto vai aparecer. Para um certo intervalo de distâncias, os círculos são minúsculos o suficiente para parecerem pontos, e a imagem aparece nítida. Esse intervalo de distâncias é conhecido como profundidade de campo. (HEDGECOE 2006)

Três maneiras de se alterar a profundidade de campo

  • Tamanho da Abertura: é o fator mais importante no controle da profundidade de campo – e o mais manipulável pelo fotógrafo. Tornar a abertura menos aumenta a profundidade de campo, enquanto abri-la mais limita a profundidade de campo
  • A distância do motivo: distâncias próximas propiciam menores profundidades de campo, enquanto motivos focalizados de longe propiciam maiores profundidades.
  • A distância focal ou o ajuste da objetiva zoom: a profundidade de campo diminui drasticamente a medida que a distancia focal aumenta.

Um comentário:

  1. Pyrooooooo!!!!

    Muito, muito, muito bom seu blog!!!
    Salvou meu domingo e minha nota!!
    Conseguiu sintetizar legal o conteúdo, de maneira bem clara!
    Parabéns pela iniciativa, se todos tivessem a humildade de compartilhar seus conhecimentos, talvez o mundo fosse um lugar melhor...
    Ah, não sei se você sabe, mas eu também tenho um blog... depois dá uma olhada: marinacallejas.blogspot.com

    Bjo!!!
    Marina

    ResponderExcluir