Sensibilidade ISO

O ISO é equivalente à sensibilidade do filme das câmeras analógicas. Lembra que existiam vários filmes (com ISO 100, 200, 400) e serviam para fotos em dias de sol, nublado e à noite, respectivamente? Essas variações são por conta da sensibilidade à luz dos filmes.

O mesmo acontece nos sensores digitais, a única variante é que, por serem bits de informação, o ISO das câmeras digitais aumenta as informações de luz em cada ponto da imagem.

ISO na prática

Ao dobrar a sensibilidade ISO, o sensor vai precisar da quantidade de luz necessária para produzir uma exposição com um ponto de diferença. Ou seja, se um sensor em ISO 100 requer uma exposição de 1/30 seg. a f8, você pode utilizar um ajuste de 1/60 seg. a f8 com ISO 200, e 1/125 seg. a f8 com ISO 400. Isso é útil para evitar tremores indesejados e movimentos embaçados na imagem. A vantagem e que a maioria das câmeras digitais têm controle manual de ISO.

O principal problema é que altos valores ISO aumentam o ruído eletrônico, produzindo uma imagem granulada semelhante ao efeito dos filmes rápidos nas analógicas. Note nessa ampliação:

sempre que se amplifica um sinal, amplifica-se também o ruído marginal

2 comentários:

  1. Olá everson,

    esse tal de ISO eu acho meio complicado, vejamos

    no caso das analógicas(estou apredendo com uma) eu compro um filme de iso 400, é regra usar uma velocidade de 1/125seg. ? e em caso de um filme de iso 100 a abertura do diagrama deve ser maior para captar mais luz, isso? desculpe essas perguntas meia infantil, mas como estou procurando aprender mais sobre fotografia surge essas duvidas desvairada. Sou apaixonada por fotografia, fica como um vicio cada vez mais eu quero tirar uma boa foto, nada melhor que dar uma estudadinha e importunar quem sabe rsss(no mundo fotografico vão cabar me expulsando rsss)

    obrigada

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, Michele. O diafragma e o obturados controlam a quantidade de luz que atinge o filme fotográfico. Ou seja, se você usar um filme mais sensível (ISO 400, ISO 800) vai precisar balancear a incidencia de luz aumentando a velocidade do obturador e/ou fechando o diafragma.
    O filme ISO 400 é usado à noite pois é usa menos luz para formar a imagem, entendeu?
    Outra forma seria diminuir a velocidade para aumentar a incidencia de luz no filme, mas a imagem pode ficar tremida.

    ResponderExcluir