Focalização

Uma boa foto depende principalmente do foco. Mesmo que a composição e a luz estejam perfeitas, se a o motivo principal estiver borrado ou fora de foco o resto não importará. Apesar da maioria das câmeras terem auto-foco – dispositivo de focagem automática – é necessário compreender suas limitações para que você possa evitá-las ou corrigi-las com foco manual.

O que é focalização?

Uma objetiva é capaz de deixar nítido apenas um plano de cada vez. Tudo que estiver à frente ou atrás desse plano estará tecnicamente fora de foco – e cada vez mais fora de foco conforme a distância aumentar do plano de foco. Para nossa alegria, nem tudo é tão dramático. Na prática, existem vários planos em torno do plano focal onde a imagem aparece razoavelmente nítida – um conceito conhecido como profundidade de campo

Focalização manual

Algumas câmeras compactas comuns e digitais permitem uma anulação manual (manual override) nos casos em que você tenha de estimar a distância até o motivo. A vantagem de todas as monoreflex é que você pode ver quando focalizou a câmera corretamente – minha Cânon XS, por exemplo, pisca pequenos pontos vermelhos e soa bip quando o foco está bom.

O foco pode ser ajustado para forçar a atenção do observador para determinada parte do quadro, como no exemplo acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário